Jair Bolsonaro alcança 74,6% dos votos no DF, mostra pesquisa - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 8 de março de 2021


Jair Bolsonaro alcança 74,6% dos votos no DF, mostra pesquisa

Jair Bolsonaro alcança 74,6% dos votos válidos DF, mostra pesquisa do Correio Braziliense

Publicado em: 23/10/2018 às 06h50

Correio Braziliense

O presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, é o preferido de 74,6% dos eleitores do Distrito Federal. Pesquisa encomenda pelo Correio Braziliense e realizada pelo Instituto Opinião Política mostrou que as intenções de voto no capitão da reserva subiram 3,4% desde a semana passada. Segundo o levantamento, as intenções de voto no ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) caíram de 28,8% para 25,4% no mesmo período. Os dados levam em consideração somente os votos válidos, ou seja, não consideram os nulos e os brancos.

Na sondagem estimulada, Jair Bolsonaro foi de 61,7% para 63,6% e Fernando Haddad passou de 24,9% para 21,7%. Nesse cenário, 11,1% dos brasilienses declararam que vão votar em branco ou nulo e 3,6% dos entrevistados não souberam avaliar quem é o candidato preferencial na corrida pelo Palácio do Planalto.

O Instituto Opinião Política realizou ainda uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam seus candidatos preferidos, sem o direcionamento de uma lista de nomes. Nessa modalidade, Jair Bolsonaro aparece com 61,1% das intenções de voto. No levantamento da semana passada, o capitão da reserva tinha 59,5% das menções. Fernando Haddad aparecia com 22,4% e, agora, marcou 19,9% das intenções de voto. Os votos nulos ou brancos somam 11,6% e o total de entrevistados que não souberam avaliar é de 7,5%.

A sondagem verificou ainda a convicção dos brasilienses a respeito do candidato à Presidência da República. Entre os entrevistados, 87,3% declararam que estão decididos e que não mudarão mais o voto. Ao todo, 11,0% dos eleitores disseram que ainda podem mudar o voto para o segundo turno e 1,7% não souberam avaliar.

No primeiro turno das eleições presidenciais, Jair Bolsonaro teve 936.494 votos no Distrito Federal, o equivalente a 58,37% do total dos válidos. Ciro Gomes foi o segundo mais votado, com a preferência de 16,60% dos brasilienses, seguido por Fernando Haddad, que foi o escolhido por 11,87% do eleitorado.

O tucano Geraldo Alckmin recebeu votos de 3,34% dos eleitores do DF e João Amoedo, do Novo, de 2,80% dos brasilienses aptos a votar. Marina Silva, da Rede, teve 2,0% dos votos, seguida por Henrique Meirelles, do MDB, com 1,68%. Os outros candidatos tiveram menos de 1% dos votos no Distrito Federal.

O DF sempre esteve entre as unidades da Federação em que Bolsonaro liderou a campanha com mais folga no primeiro turno. O capitão da reserva apareceu em primeiro entre os brasilienses em todas as sondagens eleitorais, desde o início da campanha eleitoral, em agosto. À época, ele aparecia com 27,1% e vencia a disputa mesmo tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como adversário. O petista tinha 19,8% das intenções de votos.

Fernando Haddad não fez eventos de campanha em Brasília, desde que foi anunciado candidato oficial do PT, em setembro. Jair Bolsonaro participou de uma carreata em Ceilândia, em 5 de setembro, um dia antes de ser esfaqueado durante um evento de campanha em Juiz de Fora (MG). Na ocasião, ele pediu votos para seus aliados no Distrito Federal, como o General Paulo Chagas (PRP), que disputou o Palácio do Buriti.