Frutas desidratadas e seus incríveis benefícios - Caarapó Online



Frutas desidratadas e seus incríveis benefícios

Publicado em: 19/06/2017 às 14h09

douradosnews

A fruta desidratada, também denominada fruta seca, é o produto obtido pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos que possibilitem a manutenção de no máximo 25% de umidade. Por essa razão, as frutas secas, representam uma excelente fonte concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos, por isso possuem um prazo de validade maior.

Uvas, ameixas, figos, tâmaras, damascos e maçãs são exemplos de frutas secas que devem ser incluídas na alimentação, pois são grandes fontes de fibras na dieta, que contribui para bom funcionamento intestinal e atua na saciedade. Além disso, da mesma forma que as frutas frescas, ela possuem baixos valores de índice glicêmico e podem desempenhar um importante papel na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas, como na prevenção de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios/gorduras no sangue).

Além de fornecerem fibras, as frutas secas se classificam entre as mais altas fontes de potássio nas dietas, que age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial, sendo uma aliada para indivíduos hipertensos. Alguns autores constataram que a capacidade antioxidante em proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, das frutas secas, é maior do que a das frutas frescas.

No entanto, é preciso cuidado já que essas frutas são menores e são muito mais fáceis de serem consumidas em excesso. Elas devem compor uma dieta equilibrada e saudável, apesar de seus benéficos, as frutas secas devem ser consumidas regularmente, mas em pequenas porções diárias. Procure um nutricionista para orientação do consumo.

  • Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940.  E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com