Inmet emite alerta de risco à saúde devido ao frio intenso, veja as recomendações - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 30 de junho de 2022


Inmet emite alerta de risco à saúde devido ao frio intenso, veja as recomendações

Onda de frio ainda se desloca para Mato Grosso do Sul e temperaturas ficam baixas até o fim de semana

Publicado em: 18/05/2022 às 18h32

INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de riscos à saúde devido à queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados. Todas os 79 municípios do Estado estão na chamada zona de perigo. O aviso teve início às 10h55 de hoje (18.05) e segue até as 23h de sexta-feira (20.05).

De acordo com o alerta, as temperatura devem permanecer 5ºC abaixo da média pelo período de 3 a 5 dias. O Inmet recomenda que, em caso de necessidade, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199. A massa de ar polar, vinda do Sul do Brasil, já derrubou as temperaturas, registrando recordes de frio no Estado.

Conforme o Inmet, essa massa de ar polar se desloca para o Centro-Oeste e sudeste, fazendo com o que Mato Grosso do Sul ainda tenha temperaturas baixas. Foi emitido um novo aviso de geada, que pode afetar as plantações com frios de até 3ºC em regiões do Estado.

Veja o que fazer para manter a saúde em dias gelados

Diante de um período rigoroso de inverno, é preciso tomar cuidados com a saúde e com os locais em que passamos mais tempo ao longo do dia –seja em casa ou no trabalho. O acondicionamento da casa ou do home office, segundo especialistas, não deve aprisionar o ar, que precisa circular para deixar o espaço mais arejado.

Alimentação adequada

Uma alimentação balanceada, que tem como base alimentos naturais como frutas, legumes, verduras e carnes magras é fundamental para uma vida saudável, em qualquer idade

Exercícios Físicos

A prática de exercícios também ajuda na prevenção de doenças. Manter o corpo em movimentos ajuda na regulação do sono, do apetite e também favorecem as condições respiratórias

Vacinação

Manter a carteira vacinal em dia é fundamental para melhorar a imunidade e reduzir a ocorrência de diferentes tipos de doenças

Como evitar infecções virais e bacterianas

Semelhantes aos cuidados com a transmissão da Covid-19, para o caso de gripes e outras síndromes gripais as recomendações são:

- Aposte em ambientes bem arejados e com circulação de ar, independente das temperaturas

- Evite aglomerações

- Lave as mãos.

- Para os alérgicos, a dica é limpar bem o ambiente e lavar as roupas que estejam muito tempo guardadas antes de colocá-las para uso, evitando contato com a poeira.

Em comunicado, a Defesa Civil também cita o alerta de perigo à saúde e dá orientações à população com relação ao frio:

Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
Beba bastante líquidos;
Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro;
Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.