EUA passam a emitir passaporte para pessoas não binárias (nem M ou F), agora é (X) - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 4 de dezembro de 2021


EUA passam a emitir passaporte para pessoas não binárias (nem M ou F), agora é (X)

Dessa forma, país se junta a grupo seleto que reconhece o direito das pessoas que não se reconhecem como masculino ou feminino

Publicado em: 28/10/2021 às 06h14

Thays Martins

O governo dos Estados Unidos (EUA) emitiu, pela primeira vez, um passaporte para pessoas não binárias, que não se identificam nem com o gênero feminino e nem masculino. A medida foi anunciada na quarta-feira (27.10) pelo Departamento de Estado.

Agora, além das opções de masculino e feminino, o viajante poderá marcar a opção gênero X, que simboliza neutralidade, quando não se identificar com as outras duas possibilidades.

Em nota, o Departamento de Estado ressaltou que a mudança visa promover a liberdade, dignidade e equidade para todas as pessoas. "O departamento também continua a trabalhar em estreita colaboração com outras agências governamentais dos EUA para garantir uma experiência de viagem o mais tranquila possível para todos os portadores de passaporte, independentemente de sua identidade de gênero", diz a nota. A pasta disse acreditar que a atualização estará disponível para todos a partir de 2022.

Pelo mundo, somente alguns países como Canadá, Alemanha, Dinamarca, Argentina e Austrália contam com passaporte para pessoas não binárias. No nosso vizinho sul-americano, a mudança ocorreu neste ano e também vale para o documento nacional de identidade (DNI).

Não-Binário


O que é gênero não-binário:

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Também chamadas de genderqueer, as pessoas que se consideram não-binárias podem não se reconhecer com a identidade de gênero de homem ou mulher - ausência de gênero - ou podem se caracterizar como uma mistura entre os dois. Ou seja, apesar de possuir os órgãos genitais de determinado sexo, não se reconhecem totalmente com esse gênero.

Identidade de gênero e expressão de gênero


Uma pessoa não-binária é aquela que não tem sua identidade e expressão de gênero limitadas ao masculino e ao feminino. Entenda o que significa cada um desses conceitos:

Identidade de gênero

A identidade de gênero refere-se à relação que as pessoas têm com seu próprio gênero, isto é, se o gênero que se identificam é o mesmo do sexo biológico. Nesse sentido, as pessoas podem ser cis ou trans.

As pessoas cis são aquelas que se reconhecem no mesmo gênero do sexo biológico. As trans, também chamadas de transexuais, são aquelas que possuem uma identidade de gênero diferente das que lhe foi atribuída por razões biológicas.

A identidade de gênero é diferente de orientação sexual. Enquanto a identidade de gênero trata do reconhecimento da pessoa com o próprio sexo, a orientação sexual está relacionada ao desejo sexual de uma pessoa.

Expressão de gênero

A expressão de gênero é a maneira como as pessoas se mostram para o mundo, como expressam sua feminilidade ou masculinidade. Geralmente é uma extensão da identidade de gênero, mas não está necessariamente relacionada a ela.