Com 30 bairros sem energia, reforços chegam à Campo Grande para ajudar a arrumar - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 9 de dezembro de 2021


Com 30 bairros sem energia, reforços chegam à Campo Grande para ajudar a arrumar

Corpo de Bombeiros da Capital estima que houve 254 quedas de árvores até o momento

Publicado em: 17/10/2021 às 08h02

Gabrielle Tavares

A Concessionária Energisa solicitou reforço de outros estados para auxiliar nos reparos dos estragos causados pelas tempestades que atingiram Mato Grosso do Sul nos últimos dois dias. Só em Campo Grande, cerca de 30 bairros estão sem energia elétrica desde sexta-feira (15.10).

A ajuda veio de Mato Grosso, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Acre, Rondônia e Minas Gerais. Somente nas últimas 24 horas, a concessionária recebeu 5.300 solicitações, equivalente a 20 vezes mais ocorrências em comparação com outubro do ano passado, início do último período de chuvas na região.

Em nota, a empresa alegou que aumentou em seis vezes a quantidade de equipes nos atendimentos, e que estabeleceu 15 vezes mais clientes por hora que em dias normais de serviço.

Na tarde desta sexta-feira, Campo Grande foi encoberta por uma densa nuvem de poeira acompanhada de fortes rajadas de vento. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou às 17h de sexta-feira, rajadas de vento com velocidade de 102 km/h na Capital.

Entre meia-noite do dia 13, até às 21h30 de sábado, foram contabilizadas 1.434.626 descargas atmosféricas. O Corpo de Bombeiros da Capital estima que houve 254 quedas de árvores até o momento. Algumas delas fizeram vítimas: uma árvore de grande porte caiu em um estacionamento na Avenida Bandeirantes, onde atingiu três veículos e esmagou totalmente um deles, no qual tinha uma adolescente em seu interior.

Os reparos na rede elétrica se complicaram em razão dos rompimentos de cabos pelos galhos e quedas de postes. A Energisa ressaltou que está priorizando atendimentos a hospitais, unidades de saúde e ocorrências que coloquem a segurança da população em risco.

Para não sobrecarregar o atendimento via 0800, solicitações de reparos podem ser feitos pelo WhatsApp: (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store).

Só no Bairro Aero Rancho, um dos locais com maior número de ocorrência, a Energisa disponibilizará uma unidade móvel para auxiliar população no registro apenas de falta de energia.