Perseverança da NASA confirma o que sempre suspeitou sobre a cratera Jezero de Marte - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Até agora era uma suposição dos cientistas, mas agora, a primeira análise das imagens capturadas pelo rover Perseverance da NASA o confirmou: a cratera de Jezero já foi um calmo lago marciano.

Publicado em: 09/10/2021 às 17h42

Deutsch Welle - Caltech

Cerca de 3,7 bilhões de anos atrás, a cratera de Jezero em Marte era um lago calmo alimentado por um pequeno rio que, após uma mudança repentina no clima, começou a sofrer inundações repentinas e energéticas que levaram grandes rochas de dezenas de quilômetros rio acima até o leito do rio .do lago, onde ainda permanecem.

Construída no mastro do robô da NASA, a Supercam possibilitou observar o ambiente da cratera Jezero no fundo do planeta vermelho e transmitir uma base de imagens por satélite. Essas primeiras fotos de alta resolução confirmaram o que foi observado da órbita.

Ou seja, na cratera, com cerca de 35 quilômetros de diâmetro, havia um lago fechado, alimentado pela foz de um rio, há cerca de 3.000 ou 3.600 anos.

Perseverança local de pouso

A cratera, que foi escolhida como local de pouso do rover depois que imagens de satélite mostraram que o local era semelhante a deltas de rios na Terra, acaba de ser estudada e as conclusões estão publicadas na quinta-feira (10.07) na revista Science.

O estudo foi conduzido por cientistas da NASA e do CNRS francês, e contou com a participação do pesquisador do Instituto de Geociências (IGEO) Jesús Martinez-Frias.

Provas de um passado muito diferente

“Esses estudos geológicos de rochas e afloramentos em Marte realizados pela Perseverance confirmam sua importância para determinar os antigos ambientes marcianos (paleoambientes) e para estabelecer suas relações com a água e as condições de vida”, explica Martínez-Frías em declarações à EFE.

Para Benjamin Weiss, pesquisador do MIT e coautor do estudo, quando você olha as imagens, "você está basicamente vendo esta paisagem épica do deserto. O lugar mais desolado que você pode visitar. Não há uma gota d'água em lugar nenhum e no entanto, existem as provas de um passado muito diferente. Algo muito profundo aconteceu na história do planeta. "

Sedimentos depositados pelo fluxo de água em um lago

O rover pousou no chão da cratera Jezero em fevereiro passado, a pouco menos de dois quilômetros da parte oeste, mas enquanto os engenheiros da NASA verificaram remotamente o funcionamento dos instrumentos do rover, duas de suas câmeras, o Mastcam-Z e o SuperCam Remote Micro- Imager (RMI) capturou imagens de alta resolução da cratera e um pequeno monte conhecido como Butte Kodiak.

Quando o rover os enviou para a Terra, a equipe científica Perseverance da NASA os processou e combinou, e foi capaz de observar diferentes leitos de sedimentos. Os pesquisadores mediram a espessura, a inclinação e a extensão lateral de cada camada e descobriram que os sedimentos não haviam sido depositados pelo vento, mas pelo escoamento da água em um lago, por enchentes ou outros processos geológicos.

“Sem chegar a lugar nenhum, o rover foi capaz de resolver uma das grandes incógnitas, que esta cratera já foi um lago. Até pousarmos lá e confirmarmos que era um lago, sempre foi um mistério”, reconhece Weiss.

Grandes rochas e pedregulhos

Quando os pesquisadores observaram as imagens do afloramento principal, eles viram grandes rochas e pedregulhos embutidos nas camadas mais jovens e superiores do delta; alguns tinham até um metro de largura e pesavam várias toneladas.

A equipe concluiu que essas enormes rochas devem ter vindo de fora da cratera ou vários quilômetros rio acima e que foram levadas até o leito do lago por uma inundação repentina que fluiu até 9 metros por segundo e se moveu até 3.000 metros cúbicos de água por segundo.

Essas enormes rochas localizadas nas camadas superiores do delta são o material mais recente depositado, enquanto as rochas repousam sobre camadas mais antigas e muito mais finas de sedimentos, um indicador de que, durante grande parte de sua existência, o antigo lago foi alimentado por um fluxo suave Rio.