Caarapó(MS) terá vacinação neste sábado e domingo, mesmo sem ocorrer novos casos - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 27 de novembro de 2021


Caarapó(MS) terá vacinação neste sábado e domingo, mesmo sem ocorrer novos casos

Com casos zerados de Covid-19, Caarapó realiza vacinação neste sábado e domingo

Publicado em: 08/10/2021 às 09h39

Dilermano Alves

O mais recente boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Caarapó (MS), indica a inexistência de casos ativos de Covid-19 no município. O documento tem a data de quinta-feira (07.10).

Os indicadores mostram que a pandemia está controlada em nível municipal – muito por conta do avanço da vacinação, conforte avaliam as autoridades sanitárias, que também afirmam que não é hora de baixar a guarda no combate ao coronavírus. Por essa razão, à medida que as vacinas chegam ao município, rapidamente irão para o braço dos caarapoenses.

Acelerando o processo, a Secretaria Municipal de Saúde agendou vacinação para o próximo sábado e domingo (9 e 10). A programação do sábado prevê aplicação da primeira dose no público com idade a partir de 12 anos que ainda não tomou a vacina. A segunda dose estará disponível para quem tomou a vacina da Pfizer há mais de 21 dias, ao passo que quem tomou a vacina da Astrazeneca há mais de 30 dias poderá ser imunizado com a segunda dose. O local da vacinação no sábado é o PAM e o horário é das 14h às 20h.

No domingo (10.10), o público a ser beneficiado é dos mesmos grupos do dia anterior: aplicação da primeira dose em pessoas com idade a partir de 12 anos que ainda não tomaram a vacina. A segunda dose estará disponível para quem tomou a vacina da Pfizer há mais de 21 dias, enquanto quem tomou a vacina da Astrazeneca há mais de 30 dias poderá ser imunizado com a segunda dose. O local da vacinação é o PAM e o horário da imunização é das 8H às 12h.

A vacina é uma forma segura e inteligente de produzir uma resposta imunológica, ou seja, proteção no nosso organismo sem causar doença. As vacinas são projetadas para estimular memória imunológica: nosso sistema imunológico é induzido pela vacina a lembrar do contato com aquele microrganismo (ou parte dele) contido no imunizante, deixando as pessoas um pouco protegidas contra a doença.

Se chegou o seu tão esperado dia de ir ao posto de saúde tomar a sua dose do imunizante contra a Covid-19, vá com alegria e esperança e tome a vacina. A vacina salva vidas!