De passagem por Brasília, Lula da Silva reúne bancada do PT e se articula com partidos - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 9 de dezembro de 2021


De passagem por Brasília, Lula da Silva reúne bancada do PT e se articula com partidos

Nos próximos dias, Lula deverá se encontrar com o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, além de embaixadores

Publicado em: 05/10/2021 às 06h18

Ingrid Soares

Em Brasília-DF desde domingo e mirando estratégias para o próximo ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a bancada petista da Câmara e do Senado, ontem, em mais uma etapa da agenda de compromissos montada para as eleições de 2022. Esta é a terceira vez que ele vem à capital desde que saiu da prisão. Em todas as ocasiões, Lula conversou com políticos de diferentes partidos, com correligionários e fez articulação política.

Um jantar, amanhã, na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), deverá reunir vários integrantes do MDB, entre eles o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o ex-presidente José Sarney e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid. Ibaneis confirmou a imprensa que comparecerá ao encontro.

“Fui convidado e é um correligionário meu que está oferecendo o jantar. Não conheço o presidente Lula, mas vou ter a oportunidade de conhecê-lo e não tenho nenhuma expectativa sobre este encontro. Acho que nós ainda vamos trabalhar muito nessa questão de eleição. Tenho um pensamento de que um partido do tamanho do MDB tem obrigação de ter um candidato a presidente da República. Eu vou continuar trabalhando nesse sentido, para que o MDB tenha um candidato a presidente da república”, disse, ontem, ao final do evento de entrega de uma praça revitalizada no Setor Comercial Sul.

Nos próximos dias, Lula deverá se encontrar com o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, além de embaixadores. Na quinta-feira, a expectativa é de que ele visite uma associação de catadores de lixo, na Estrutural, também em Brasília-DF.

Na reunião de ontem, segundo o deputado Alencar Braga (PT-SP) a crise econômica do país, com o aumento de itens como o gás de cozinha e alimentos, esteve entre os principais temas debatidos. A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) disse que o ex-presidente ressaltou que “o Brasil não precisaria passar por um momento como o vivenciado, sendo possível conjugar a situação social com a econômica”. Ela reforçou que o encontro foi uma maneira de “colocar todos na mesma página” e uma “injeção de ânimo”.

Em todas as pesquisas de opinião divulgadas até agora, Lula aparece na dianteira na corrida eleitoral. Mas nas manifestações, promovidas pela esquerda política no Brasil, não mostram a mesma relação entre a pesquisas e as pessoas presentes aos atos.