Como lavar uma máscara facial de uso na pandemia - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 9 de dezembro de 2021


Como lavar uma máscara facial de uso na pandemia

Como lavar uma máscara facial de uso na pandemia

Publicado em: 22/08/2021 às 22h09

Alejandra Matos

Esteja você comprando máscaras de tecido reutilizáveis, costurando as suas em casa ou comprando algumas de nossas favoritas, todas elas precisam ser lavadas - e com frequência. Você deve sempre lavar uma nova máscara antes de usá-la pela primeira vez. Muitas máscaras faciais, incluindo as nossas favoritas, podem ser jogadas na máquina de lavar. Mas se você não tiver uma máquina, também pode lavar as máscaras à mão.

O que você precisará

Detergente para a roupa ou outro sabonete: nosso detergente favorito, Tide Stain Release, funciona muito bem em máscaras faciais. Se você tem filhos ou tem a pele sensível, certifique-se de lavar suas máscaras com um detergente sem fragrância. Gostamos do Tide Ultra Stain Release Free. Se você estiver lavando máscaras, pode até usar sabonete comum.

Uma prateleira de secagem: você pode secar sua máscara na secadora, mas o calor pode acelerar o desgaste da sua máscara, então é melhor secar sua máscara ao ar. Nós gostamos do Everyday Home Heavy Duty. Rack de secagem porque você pode colocar sua máscara horizontalmente sobre este rack, e é resistente e espaçoso. Sacos de malha para roupa suja: se você planeja jogar suas máscaras na máquina de lavar, considere usar um saco de malha para roupa suja para evitar que fique presa.

Lave todos os dias

As diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam lavar as máscaras “regularmente”. Os especialistas com quem falamos foram mais específicos: Lave as máscaras no final de cada dia, especialmente se estiverem sujas ou molhadas. Mas não há necessidade de lavar as máscaras separadamente de sua roupa normal.

Remova sua máscara com cuidado

O CDC recomenda que você toque apenas nas presilhas ou laços de orelha da máscara e lave as mãos imediatamente após tirar a máscara. Se você usar um filtro de polipropileno ou papel em sua máscara, remova esse pedaço primeiro e jogue-o fora, ou siga as instruções do fabricante.

Jogue a máscara na lavadora (mas leia o rótulo primeiro)

A maioria das máscaras pode ir para a lavadora, mas algumas podem precisar ser lavadas à mão. Leia o rótulo ou procure as instruções no site onde você adquiriu a máscara. A estrategista de desenvolvimento de público Alejandra Matos tem uma lavadora localizada ao lado da entrada da garagem, então ela tira a máscara assim que entra na casa.

Ela também joga máscaras em um saco de malha que fica na máquina de lavar até que haja roupa suficiente para completar uma carga. A bolsa de rede ajuda a evitar que as alças ou tiras de orelha da máscara se prendam.

Evite água quente

Geralmente, não há necessidade de usar água quente ao lavar uma máscara. O coronavírus é facilmente decomposto com água e sabão, não importa o quão quente ou fria a água esteja. O calor pode encolher alguns tecidos naturais e também pode acelerar o desgaste com o tempo, especialmente para materiais sintéticos. Água morna está bem, embora algumas instruções da máscara requeiram uma lavagem fria.

Novamente, leia seus rótulos de cuidados. As máscaras Banana Republic e Herschel de que gostamos, por exemplo, devem ser colocadas na horizontal, de acordo com as suas instruções de cuidado.

Muitas máscaras podem ser jogadas na secadora com o resto da roupa, mas você pode não querer fazer isso. Lembre-se de que o calor acelera o colapso, principalmente se a máscara tiver fechos elásticos. Uma maneira mais suave de secar a máscara é em um rack. Você também pode acelerar o processo com um secador de cabelo, de preferência ajustado para frio ou seque na máquina sem calor.

De qualquer forma, certifique-se de que a máscara esteja completamente seca antes de usá-la novamente. “As máscaras são muito pequenas e secam facilmente durante a noite”, conta o cientista de fibras da Universidade Cornell, Juan Hinestroza. As máscaras de algodão que Alejandra encomendou de um amigo da família ficam muito enrugadas e rígidas, então ela gosta de vaporizá-las depois que saem da secadora. Se você decidir passar sua máscara, evite passar oferro elétrico nos elásticos.

Se você não tem uma máquina de lavar, ou tem apenas uma ou duas máscaras em sua rotação, você também pode lavar suas máscaras à mão. Limpe a pia e coloque um pouco de água morna e sabão (ou sabão em pó) nela. “Qualquer sabonete funciona”, diz Hinestroza.

Abane a máscara para se certificar de que a água e o sabão a saturam completamente e, em seguida, enxágue-a muito bem. O objetivo é enxaguar todos os resíduos de sabão deixados na máscara, diz Hinestroza. Aperte suavemente a máscara para remover o excesso de água e, em seguida, alise-a de volta à forma. Seque a máscara ao ar e não a coloque até que esteja completamente seca.