Tecnologia facilita a vida e protege a saúde das pessoas na pandemia - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 18 de abril de 2021


Tecnologia facilita a vida e protege a saúde das pessoas na pandemia

Sociedade tornou-se mais antenada ao mundo digital após chegada do novo coronavírus

Publicado em: 14/03/2021 às 05h56

Naiara Camargo

Os serviços digitais e tecnológicos contribuíram muito com o cidadão na pandemia da Covid-19. Com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à cerca de 80 serviços públicos.

Aulas passaram a ser ministradas remotamente; trabalhos se adaptaram ao modo homeoffice; contas começaram à ser pagas pela internet; cantores fizeram shows de casa, as chamadas lives; reuniões são feitas via chamadas de vídeo; amigos e familiares podem comunicar-se à distância e muitas outras inovações surgiram, impostas pelo momento.

O objetivo do aplicativo é melhorar a eficiência; proporcionar agilidade e rapidez; reduzir custos; evitar que o cidadão saia de casa sem necessidade; conter aglomerações em épocas de pandemia e desburocratizar processos por meio do avanço tecnológico. Até em feriados é possível resolver trâmites por meio do aplicativo. A ferramenta ocupa só 32MB de memória do celular e está disponível gratuitamente para nas lojas virtuais, para sistemas iOS e Android.

Procon-MS

Com ele, é possível que o cidadão faça denúncias à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS). É fácil e rápido: basta ir no ícone “Procon” e depois na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres e endereço do local) para preenchimento.

A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e, a partir dela, o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas. Com a inovação tecnológica, é possível evitar aglomerações desnecessárias nos postos do Procon e conter o contágio do novo coronavírus, além de evitar que o cidadão saia de casa sem necessidade.

Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado; consultar pesquisas de preços e saber quais são os direitos do consumidor. Valdirene Alves, autônoma, conta que já fez denúncias via app e obteve sucesso. “É bom pois não preciso sair da minha casa, gastar gasolina para ir até o Procon”.

Documentos pessoais

Com o app, também é possível acessar documentos. Nele, cidadãos podem acessar a Autorização Ambiental para Pesca Amadora e Desportiva; documentos veiculares; boletins de perícia médica para download do arquivo em PDF; carteira de identidade funcional digital; entre outros.

Cartão Saúde

Cartão do Sistema Único de Saúde também está disponível no App, além de todas as unidades de saúde habilitadas em todos os municípios do Estado. Informações a respeito da Covid-19 também podem ser consultadas, além de resultados de exames.

Segurança pública

É possível fazer boletins de ocorrência (B.O) de modo online. Há endereços de delegacias, além de haver delegacia virtual; solicitação de antecedentes criminais e agendamento para tirar 1ª ou 2ª via de RG.

MS Contrata+

É um aplicativo para facilitar o processo empregatício. São duas plataformas: MS Contrata+ para trabalhadores e MS Contrata+ para empregadores. A inovação permite que o cidadão procure empregos por meio do MS Contrata+ para trabalhadores e o empregador procure por funcionários por meio do MS Contrata+ para empregadores.

“A ferramenta dá oportunidade tanto a quem busca emprego, tanto a aquele empregador que oferece o emprego, para que por meio digital ele possa fazer toda essa conexão”, declara o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Na plataforma, o trabalhador cadastra seu currículo, expõe suas experiências, qualificações e pretensões. A partir de então, ele pode receber convites de entrevista e participar de seleções.

Já o MS Contrata+ para empregadores, possibilita que o empregador contrate um empregado, consultando os perfil dos profissionais em qualquer profissão. Centenas de categorias podem ajudar o empresário a encontrar o funcionário ideal.