Paraná é o estado brasileiro que mais reciclou latas de aço no ano de 2020 - Caarapó Online

Caarapó - MS, sexta-feira, 5 de março de 2021


Paraná é o estado brasileiro que mais reciclou latas de aço no ano de 2020

Paraná é o estado que mais reciclou latas de aço no ano passado e também alumínio

Publicado em: 02/02/2021 às 06h25

Pro-lata

De janeiro a dezembro de 2020, o Programa Prolata viabilizou a reciclagem de 6.982 toneladas de embalagens de aço no Estado do Paraná, de acordo com levantamento feito pela associação Prolata. Apenas no último trimestre do ano, foram recicladas 1.310 tonelada de latas de aço pós consumo, desempenho que colocou o Paraná no primeiro lugar entre os Estados que mais reciclaram no país por meio da iniciativa. O alumínio é outro metal importante na reciclagem de materiais.

Ao lado de São Paulo, o Paraná é o Estado que mais tem cooperativas parceiras da Prolata no país. Ao todo, são 20 cooperativas, localizadas nas cidades de Cascavel, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Londrina e Maringá.

Por conta do grande consumo de alumínio, o processo de reciclagem desse metal se torna interessante tanto por perspectivas ambientais como logísticas. Conheça mais sobre esse processo!

Alumínio e sua importância global

O alumínio é atualmente, um dos metais mais utilizados na indústria, e isso ocorre devido a sua grande abundância no planeta terra. Esse metal pode ser encontrado na natureza em forma de minério (bauxita), de onde o alumínio é obtido através do método de Bayer e o método de Hall-Heroult. Devido à suas propriedades, como a baixa densidade, alta resistência a fratura, boa resistência a corrosão, boa trabalhabilidade entre outros, esse material se tornou um grande atrativo para indústrias que buscam metais econômicos e práticos.

O Brasil, é um dos maiores produtores e exportadores de alumínio do mundo, por possuir jazidas de bauxita. No país, grande parte do material é utilizada na produção de latas de bebida, além de fios, utensílios de cozinha, peças aeronáuticas, janelas, portas, entre outros.

A reciclagem de alumínio e suas vantagens

A melhor saída à necessidade de tomar medidas sustentáveis, e que reduzam os danos do seu descarte na natureza é a reciclagem. O alumínio é um material reciclável, porém se deixado em aterros sanitários, levam cerca de 100 a 500 anos para se decompor, além de gerar poluição causando danos para o meio ambiente.

Atualmente, o Brasil é o líder em reciclagem de latas de alumínio, tendo o número de 98,5% do material produzido, voltando para as indústrias. Este dado pode ser explicado pela consciência da população, pelo trabalho dos catadores e pela importância de reinserir o material na cadeia produtiva.

A reciclagem do alumínio traz diversas vantagens não só para as indústrias, como também para o meio ambiente e para a população. Esse processo contribui para a diminuição da extração de matérias primas e para a redução da presença de substâncias do material que são tóxicos no nosso organismo. A reciclagem também aumenta a geração de empregos, devido as inúmeras empresas que atuam no ramo. É importante ressaltar também que este processo, consome cerca de 7% da energia necessária para produzir o alumínio primário, além de ser muito mais viável economicamente. Portanto, a reciclagem desse material se mostra muito importante e vantajosa para todos.