Vacina AstraZeneca/Oxford começou a ser distribuída na tarde de sábado - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 9 de março de 2021


Vacina AstraZeneca/Oxford começou a ser distribuída na tarde de sábado

Imunizante chegou ao Brasil no fim da tarde de sábado (22.01)

Publicado em: 23/01/2021 às 07h43

Correio

Lotes da vacina AstraZeneca/Oxford, contra o novo Coronavírus, devem chegar ao Brasil ainda na tarde de sexta-feira (22.01), e a previsão é de que a distribuição pelo país comece no sábado (23.01).

Serão recebidos 2 milhões de doses vindas da Índia, que passarão, inicialmente, pela alfândega do aeroporto de Guarulhos, e somente depois será transportada até o estado do Rio de Janeiro.

Assim que chegarem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), co-produtora, as doses passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem. “As vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura."

Para manter o lote intacto, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a Força Aérea Brasileira está à postos para ajudar no transporte da carga pelos estados. "Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir o Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, amanhã começa a chegar a seus destinos”, disse Bolsonaro.

Reforçando sua incerteza sobre os imunizantes, mesmo após a autorização para uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente lembrou que a vacinação continua sendo voluntária, e reforçou a falta de registro das vacinas.

"E peço que o pessoal leia o contrato com a empresa para tomar pé de onde chegaram as pesquisa e porque não se concluiu ainda dizendo que uma vacina é perfeitamente eficaz. Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, para quem for vacinado", disse.