Avião desaparece na Indonésia minutos após decolar com 62 pessoas a bordo - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 18 de janeiro de 2021


Avião desaparece na Indonésia minutos após decolar com 62 pessoas a bordo

Autoridades dizem que o Boeing 737 decolou de Jacarta com destino a Pontianak e afirmam ter localizado destroços no mar próximo à capital, mas ainda não confirmam se restos são da aeronave

Publicado em: 09/01/2021 às 10h48

MACARENA VIDAL LIY - El País

Um Boeing 737 da empresa indonésia Sriwijaya Air desapareceu no início da manhã deste sábado, com 62 pessoas a bordo, minutos após decolar de Jacarta, na Indonédia, com destino a Pontianak, na ilha de Bornéu. A agência nacional de resgates informou que descobriu possíveis destroços de uma aeronave no mar e enviou equipes de salvamento ao local para confirmar se os restos encontrados são do avião.

O Ministério dos Transportes da Indonésia confirmou que o contato com a aeronave foi perdido poucos minutos após a decolagem. De acordo com o Ministério dos Transportes, o último contato com o avião ocorreu às 14h40 no horário local (4h40, horário de Brasília).

Conforme indicado em um tweet do serviço de rastreamento de voos Flightradar, a aeronave perdeu mais de 3.300 metros de altitude em menos de um minuto “cerca de quatro minutos após decolar de Jacarta”.

A indústria aérea da Indonésia, um arquipélago com mais de 14.000 ilhas, sofreu vários acidentes ao longo de sua história, justificados em grande parte pelo rápido crescimento de companhias aéreas baratas e pelo não cumprimento das normas de segurança. A última delas ocorreu em 2018, quando um Boeing 737 Max da empresa Lion Air caiu no mar de Java após a falha de um de seus sistemas.

A mesma falha em um voo da companhia de bandeira etíope meses depois fez que os voos deste novo modelo de avião fossem proibidos por quase dois anos.