Vacinação contra covid-19 em Campo Grande (MS) pode começar no dia 25 - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 25 de janeiro de 2021


Vacinação contra covid-19 em Campo Grande (MS) pode começar no dia 25

Câmara de Vereadores pode instalar comissão de emergência para aprovar plano de imunização. Data planejada é a mesma de São Paulo

Publicado em: 08/01/2021 às 06h32

Jones Mário

A prefeitura de Campo Grande (MS) se articula na tentativa de começar a vacinação contra a covid-19 junto com o governo de São Paulo, no próximo dia 25 de janeiro. A Câmara de Vereadores pode instalar uma comissão de emergência para aprovar o plano de imunização.

O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), José Mauro Filho, se reuniu com vereadores na quarta feira (06.01). Além do presidente da Casa de Leis, Carlão (PSB), também participaram da conversa Júnior Coringa (PSD), Delei Pinheiro (PSD), William Maksoud (PTB) e Edu Miranda (Patriota).

Segundo Edu Miranda, Campo Grande quer seguir o mesmo calendário de vacinação contra covid-19 do governo paulista. As prioridades seriam definidas no plano a ser votado

Miranda disse ainda que uma eventual comissão de emergência deve contar com vereadores ligados à área da Saúde. Os nomes seriam definidos no começo da próxima semana. A comissão precisaria ser criada porque as atividades ordinárias da Câmara em plenário só voltam na segunda quinzena de fevereiro.

Oficialmente, a Sesau evita cravar uma data para o início da vacinação. A pasta justifica que ainda depende da sinalização do Instituto Butantan sobre a disponibilidade de doses. Além disso, a secretaria diz que a criação da comissão de emergência não foi pedida pelo município, a menos a princípio.

Ainda em dezembro, o município enviou ao instituto uma proposta de intenção de compra de 347,8 mil doses da CoronaVac, produzida no laboratório paulista em parceria com a multinacional chinesa Sinovac. Hoje (7), o governo de São Paulo divulgou que a eficácia da vacina é de pelo menos 78%, podendo chegar a 100% contra o desenvolvimento de sintomas graves da covid-19.

Campo Grande espera receber uma primeira remessa destas doses – 121 mil – ainda este mês. Conforme pré-calendário, o restante seria entregue entre fevereiro e março. A população de Campo Grande está ao redor de 930.000 habitantes.