Incêndio de grandes proporções atinge usina de álcool em Naviraí (MS) - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 18 de janeiro de 2021


Incêndio de grandes proporções atinge usina de álcool em Naviraí (MS)

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar as chamas

Publicado em: 27/12/2020 às 06h36

Cone Sul Notícias

Militares do Corpo de Bombeiros trabalham, na tarde de sábado (26.12), para controlar incêndio de grandes proporções em usina do município de Naviraí(MS), a 370 quilômetros da Capital do estado.

De acordo com as primeiras informações, o fogo atingiu caldeira da usina e a fumaça provocada pelo incêndio pode ser vista a quilômetros de distância e por quem passa pela rodovia BR-163. O Corpo de Bombeiros já foi comunicado e as viaturas foram deslocadas para o atendimento da ocorrência.

O fogo foi dominado pelo Corpo de Bombeiros de Naviraí e por uma equipe de brigadistas internos. Eles trabalharam entre 14h30 e 17h30 para dominar as chamas e para fazer o resfriamento da caldeira e da moenda.

A preocupação foi não deixar o fogo atingir os tanques de combustível - etanol. O fogo se originou na caldeira principal da unidade industrial, passando para a esteira que é feita de borracha, fazendo com que o fogo se espalhasse de maneira rápida e dificultasse o controle das chamas.

Segundo o supervisor administrativo da empresa, Vanderlei Nunes, o sistema de combate a incêndio da Usina funcionou de maneira eficaz e eficiente, a equipe estava preparada para lidar com o incidente, tendo hidrantes e caminhões Pipa à disposição. A usina Rio Amambai fica na margem do rio que dá o nome a ela e fica na divisa dos municípios de Naviraí e Itaquiraí (MS).

A Usina Rio Amambai Agroenergia de Naviraí de início gera 750 empregos diretos somados a mais de 450 indiretos, mas está no período de entressafra. Só funcionários de manutenção trabalhavam no sábado. Nenhum dos trabalhadores foi atingido pelo fogo. Prejuízos provaveis deverão ocorrer com a caldeira e com a moenda. Apenas um operário inalou fumaça e tevce que ser atendido por uma edquipe de socorristas treinado no programama Prev Fogo.