CRAS realiza soltura de mais de 100 animais entre aves e mamíferos - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 18 de janeiro de 2021


CRAS realiza soltura de mais de 100 animais entre aves e mamíferos

Os animais foram tratados e encaminhados para uma fazenda no município de Miranda (MS)

Publicado em: 28/11/2020 às 06h59

Thaais Libni

Mais de 100 animais silvestres voltaram para a natureza, após passarem por tratamento e vários processos de recuperação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).

Dentre os animais, encontravam-se 77 aves, sendo periquitos da espécie Encontro Amarelo, jandaias, corujas, gaviões, socós e curicacas. Além de mamíferos como cotia, lobinho e gambá.

Já reabilitados, os animais passam a viver nas matas de uma fazenda localizada em Miranda (MS), município a 180 km da Capital. A fazenda, que é cadastrada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), é desenvolvida para receber, especificamente, animais reabilitados, proporcionando uma readequação destes em seu habitat.

No caso das aves, para reaprenderem os hábitos da vida em liberdade, elas ficaram temporariamente em um viveiro dentro da floresta. Um dos responsáveis pela soltura realizada na manhã de quinta-feira (26.11), o médico veterinário Diogo Borges, explica o estado em que esses animais chegaram no CRAS.

“Alguns eram filhotes, vítimas dos traficantes, entregues voluntariamente por moradores de Campo Grande e diversas cidades do interior. Uns jovens ainda, outros adultos”, pontuou.

Em relação à quantidade de solturas realizadas, a coordenadora do CRAS, Aline Duarte, disse que a ação já é frequente. “Acontece quase toda semana. Pelo menos uma vez ao mês fazemos solturas em maior quantidade e em regiões mais distantes”. Ainda segundo a coordenadora, além das fazendas cadastradas em todo o Estado, alguns animais são levados para o Pantanal, ou para a região de Bonito, que são os principais destinos.