Hoje é dia da Bandeira Nacional do Brasil - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 24 de novembro de 2020


Hoje é dia da Bandeira Nacional do Brasil

Uma das fortes representações do Estado e do sentido de cidadania

Publicado em: 19/11/2020 às 06h52

Redação

Dia da Bandeira Nacional é comemorado em 19 de novembro e esta data não é feriado no Brasil. No dia 19 de novembro de 1889, se oficializou o novo desenho da nova bandeira da República, pelo Decreto Lei nº 4. Por isso, esta data foi escolhida como Dia da Bandeira Nacional ou, simplesmente, Dia da Bandeira.


Origem da Bandeira do Brasil


A escolha de uma nova bandeira para representar o país simbolizava o momento histórico, as conquistas e a forma de governo da nova república federativa. Num primeiro momento, a bandeira do Brasil republicano era uma versão da bandeira dos Estados Unidos nas cores verde e amarelo.

O modelo não agradou a maioria dos políticos. Por isso, volta-se ao antigo desenho, inspirado na Bandeira Imperial que havia sido feita por Jean-Baptiste Debret.

Deste modo, a bandeira republicana foi criada por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e por Miguel de Lemos (1854-1917), e executada pelo pintor Décio Vilares (1851-1931).


Comemorações do Dia da Bandeira Nacional


Em Brasília (DF) no dia da comemoração, após o Hino à Bandeira, a maior Bandeira Nacional do país, de 280 metros quadrados, é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes.

Segundo a Constituição, a Bandeira Nacional, símbolo máximo do país, é hasteada pela manhã nos órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc., e arriada pela tarde, de forma que não deve ficar hasteada pela noite. Caso isso aconteça, a bandeira nacional deve estar iluminada.


Hino à Bandeira Nacional


O Hino à Bandeira Nacional foi escrito pelo poeta parnasiano Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918). A música é de Francisco Braga (1868-1945) e foi apresentada pela primeira vez em 1906, no Rio de Janeiro.

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Refrão

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito oh juvenil ,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
(Refrão)

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
(Refrão)

Sobre a imensa nação brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor!
(Refrão)