Com recorde de consumo em MS, Energisa pede a clientes que declarem eletrodomésticos - Caarapó Online

Caarapó - MS, sábado, 24 de outubro de 2020


Com recorde de consumo em MS, Energisa pede a clientes que declarem eletrodomésticos

Declaração serve para monitorar consumo para não sobrecarregar transformadores instalados e providências sejam tomadas

Publicado em: 08/10/2020 às 07h06

Fábio Oruê

Por conta das altas temperaturas que Mato Grosso do Sul tem registrado e a consequente alta no consumo de energia, a Energia, concessionária que administra a distribuição no Estado, pede para que os clientes declarem os eletrodomésticos para evitar problemas no transformador.

Segundo o gerente de Construção, Manutenção e Distribuição (DCMD) da Energisa, Fernando Corradi, um transformador tem um limite de Kilovoltampere (kVA) para a região, de acordo com os equipamentos declarados pelas residências, comércios e indústrias que usam o transformador.

Quando o consumidor pede uma nova ligação deve declarar os eletrônicos que serão usados no local. “Caso um novo equipamento comece a ser usado também deve ser declarado”, disse ele em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (07.10).

Como exemplificado na imagem abaixo, se um transformador suporta um pouco mais da quantia de energia que aquele local exige. Conforme Corradi, caso mais energia comece a ser usada e não for declarada para que a empresa faça a manutenção do transformador, ele poderá sobrecarregar.

“[…] aí é possível que tenha problemas, como falta de luz”, explicou sobre a importância de declarar o que está utilizando energia na residência.

Após recorde de consumo em MS, Energisa pede que clientes declarem eletrodomésticos