Água Clara (MS) atinge 44,6 graus, 2ª temperatura mais alta da história no Brasil - Caarapó Online

Caarapó - MS, sábado, 24 de outubro de 2020


Água Clara (MS) atinge 44,6 graus, 2ª temperatura mais alta da história no Brasil

Trinta cidades de Mato Grosso do Sul estão com alerta de perigo extremo por conta do calor

Publicado em: 06/10/2020 às 06h17

Linikier Ribeiro

Um dos focos da onda de calor que percorre todo o Brasil, Mato Grosso do Sul não para de bater o recorde na medição da temperatura.  Água Clara (MS), município a 198 quilômetros da Capital, teve 44,6 graus Celsius hoje, com sensação térmica de 52 graus.

De acordo com o Inmet, essa é um dos mais altos valores para a medição do calor no ambiente já registrados no País. Iguala o de Orleans, cidade de Santa Catarina, onde foi medido 44,6 graus em 1963.

O recorde no Brasil, ainda conforme o Inmet, é da cidade de Bom Jesus (Piauí), onde a população suportou 44,7 graus no termômetro em 2005.

Perigo – Por causa desse forte calor, que tem sensação térmica acima dos 50 graus, 30 cidades de Mato Grosso do Sul estão com alerta de perigo extremo, de acordo com o Inmet.  O risco apresentado pelo Instituto é até de morte, por causa do calor extremado, com temperaturas graus acima do normal por mais de cinco dias seguidos.

 

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, cinco municípios de Mato Grosso do Sul registraram sensação térmica acima dos 50°C. Água Clara (MS), que desde a semana passada tem “fervido” com altas temperaturas, nesta segunda-feira registrou 53°C de sensação térmica. A máxima na cidade chegou aos 44,6°C, de acordo com o meteorologista.

Outra cidade que esquentou para valer hoje foi Coxim (MS). Os termômetros registraram 43,7°C enquanto a sensação térmica alcançou os 52°C, a mesma que Três Lagoas, onde a máxima foi de 44°C.

Em Selvíria, os 43,2°C registrados na cidade renderam 51°C de sensação térmica. Campo Grande, a capital do estado, beirou os 50°C de sensação, chegou aos 49°C, conforme Natálio Abrahão.