Quociente eleitoral: Seu voto em um vereador elege outro do mesmo partido - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 19 de outubro de 2020


Quociente eleitoral: Seu voto em um vereador elege outro do mesmo partido

Quociente eleitoral: Seu voto em um vereador elege outro desde que seja do mesmo partido ou coligação

Publicado em: 28/09/2020 às 07h13

Mário Lorenzetto

Você vota no Pedrinho e elege o Licínio. Francisco teve 3 mil votos e não se elegeu. Luana teve apenas 500 votos e se elegeu. Não é loucura, esse é o quociente eleitoral. O sistema proporcional não leva em conta apenas o candidato escolhido. O partido ao qual ele é filiado conta muito. Entenda qual é o caminho até a definição dos eleitos.

A primeira contagem que o sistema eleitoral faz é somar todos os os votos válidos de Campo Grande. Os votos nulos e brancos são eliminados dessa contagem. Nas eleições municipais passada - 2016 - o total de votos da capital foi de 462 mil. Todavia, os votos válidos foram 411 mil. A contagem para descobrir quem foi eleito é feita tão somente sobre os 411 mil.

O passo seguinte, é dividir o total de votos válidos pelo total de vagas para vereador (cadeiras, no jargão político). Campo Grande elege 29 vereadores. Uma enormidade. Gigantesca despesa para reduzida resposta aos eleitores. Divida os votos válidos - 411 mil nas eleições anteriores - pelo total de cadeiras - 29 vereadores. O resultado é 14.172. Esse é o quociente eleitoral.

Preenchendo as cadeiras da Câmara

O partido que não conseguir chegar ao quociente eleitoral não elegerá um vereador sequer. Aqueles partidos que conseguirem ultrapassar a marca dos 14.172 votos na somatória de todos os votos para os candidatos a vereador, conquistarão uma ou mais cadeiras na câmara de vereadores.

Se o total de votos para vereador de um partido for três vezes o quociente eleitoral (42.516), elegerá três vereadores, por exemplo.Imagine que um candidato tenha quase  o dobro de votos do quociente eleitoral (28.334). Esse candidato super votado, levará para a câmara de vereadores um candidato que teve 10 votos. Um sistema altamente manipulável.


Caarapó - Eleitorado


Em Caarapó(MS) são 19.926 eleitores, com 20% de abstenções ou votos nulos e brancos, teremos então, 15.940 votos para a Câmara Municipal de Caarapó. São ONZE VAGAS para o mandato de quatro anos, portanto o quociente leitoral será de 1.450 votos. Se o partido não atingir o quociente leitoral, mesmo que o CANDIDATO tenha muitos votos ele não será diplomado. Em breve mais informes sobre o processo eleitoral.