Em CAARAPÓ(MS) agora se faz testes, particular, para de COVID-19 - Caarapó Online

Caarapó - MS, sábado, 26 de setembro de 2020


Em CAARAPÓ(MS) agora se faz testes, particular, para de COVID-19

Em CAARAPÓ(MS) agora faz testes para de COVID-19, ao lado da farmácia Romana, em frente a igreja matriz

Publicado em: 01/08/2020 às 09h17

Redação

Desde o início da pandemia, com completo desconhecimento do vírus 19-nCoV, não se tinha suas características genética identificadas para a confecção de testes e hoje isto é possível.

A detecção precoce da COVID-19 é essencial para frear o avanço da disseminação do coronavírus no Brasil. No entanto, os primeiros sintomas da doença podem aparecer entre 2 e 14 dias depois da contaminação. Devido a isso, para combater a propagação do vírus, além do distanciamento social, os testes de diagnóstico se tornaram ferramentas fundamentais.

Estudos demonstram que a COVID-19 pode ser assintomática em até 89% dos casos, mas é capaz de gerar manifestações perigosas, como falta de ar, tosse, hipóxia e febre, colocando em risco especialmente pessoas com comorbidades prévias. Isso fortalece ainda mais a necessidade do uso eficiente da testagem.

Entenda a seguir quais são as principais formas de identificação do vírus no organismo, as diferenças entre elas e em qual estágio da contaminação cada uma delas é indicada para gerar um resultado confiável, segundo o doutor Luís Oliveira, diretor da BiomeHub explica:

Atualmente dispomos de 3 tipos de exames para detecção do Covid 19, de acordo com a metodologia utilizada:

1- Exame RT-PCR : Este exame é realizado através da coleta do material da nasofaringe e orofaringe através com auxílio de um Swaab. Nele é possível detectar a presença de partes do vírus (antígeno) de forma bastante precoce, após o terceiro dia de sintomas.

2- Teste rápido: o teste rápido é realizado principalmente através da coleta do sangue do paciente, sendo ideal que este tenha no mínimo 8 dias de sintomas. Neste teste podemos detectar a presença dos anticorpos IGM e IgG para o coronavírus. Recentemente foi disponibilizado o teste rápido para a detecção de partes do vírus (antígeno), sendo necessário que a coleta seja realizada com Swaab de nasofaringe e orofaringe. Desta forma, é possível detectar o vírus a a partir do segundo dia de sintomas. A grande vantagem dos dois tipos de teste rápido é que o resultado dos exames é liberado no mesmo dia da coleta. O inconvincente é que a técnica utilizada para realização (imunocromatografia) apresenta ainda uma baixa sensibilidade e especificidade comparada aos demais tipos de testes,o que o torna recomendado apenas para triagem, uma vez que apresenta maior índice de resultados falso negativos.

3- Sorologia:  Este exame é realizado através da coleta de sangue do paciente, sendo possível detectar os anticorpos IGM, IgG e IGA, sendo ideal a coleta após 8 dias do início dos sintomas. Esta técnica apresenta 5 vezes maior sensibilidade e especificidade quando comparada ao teste rápido.

O valor dos testes varia de R$ 120,00 (sorologia) a R$ 240,00 (cotonete). O prazo para os testes sorológicos, são de três dias e o teste do cotonete até cinco dias.

O tipo de teste indicado será devido ao tempo de contágio, de um a doze dias se faz o do cotonete (até cinco dias para o resultado) ou se a infecção for de nove a quinze dias o recomendado, será o teste sorológico.

Os testes podem ser feitos no Laboratório BIOVIDA, situado à rua Barão do Rio Branco, 500, em Caarapó(MS) ao lado da Farmácia Romana, em frente a igreja matriz.

Conforme informações do Laboratório BIOVIDA, as coletas de material são feitas das 8:00 às 16:00, em ambiente especial, com profissional qualificado, e seguindo todos os protocolos exigidos pela ANVISA e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Quando for pessoa grávida ou com outras enfermidades, a coleta é mais rigorosa, tudo para preservar o isolamento e possíveis contágios.

O resultado pode ser retirado pessoalmente, ou recebido por e-mail e também pelo Whatsapp conforme indicação do paciente. Para agendar seu teste ligue (67)3453-3466 e certamente se terá um bom atendimento, e minimizar sua preocupação.