NOTA do Comitê de combate ao corona vírus (19-nCoV) - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 13 de julho de 2020


NOTA do Comitê de combate ao corona vírus (19-nCoV)

Nota do Comitê de enfrentamento e combate ao vírus chines 19-nCoV

Publicado em: 21/06/2020 às 17h10

Dilermano Alves

O comitê de enfrentamento e Combate ao corona vírus de Caarapó e a Secretária de Saúde, realizou (18.06) uma reunião envolvendo os coordenadores e os médicos das unidades de saúde de nosso município, para discutir as estratégias a serem tomadas a partir de agora frente a essa nova onda de casos positivos em nosso município.


Estamos passando por um momento muito delicado, pois nestes últimos dias nosso município registrou um aumento significativo de casos positivos para COVID19, que nos obrigou a repensar nas estratégias de contenção e controle do avanço do vírus. 


Estamos acompanhando a progressão geométrica dos casos positivo devido à proximidade, facilidade e até a necessidade das pessoas estarem se deslocando para outros municípios, principalmente Dourados, já nos causava uma certa preocupação e juntando com os fatores climáticos e o início do mês, onde as pessoas naturalmente circulam mais pelas ruas do município, não conseguimos manter nosso índices de contaminação baixo. Nesta reunião, onde estavam presentes os coordenadores e médicos da atenção básica, PAM, Hospital, CAPS e Aldeia, bem como o secretário de Saúde, foram discutidas quais seriam as novas estratégias para se conter o avanço das contaminações.


As unidades de saúde vem trabalhando para conter esse avanço e até esta semana estávamos conseguindo bloquear a progressão do vírus com as medidas já adotadas, mas a partir de agora se faz necessário o ajuste dessas para que a doença não se espalhe e tome maiores proporções.


Dentre as novas medidas, já ficou definido um protocolo básico de medicamentos que serão disposto as prescrições médicas para o tratamento dos casos, sempre obedecendo a particularidade e necessidade de cada pessoas, pois sabemos que ainda não existe um protocolo oficial aprovado pelos órgãos reguladores e todo medicamento deve ser usado com critério e responsabilidade, também serão reforçados os monitoramentos, acompanhamento e isolamentos daqueles que são positivos para covid19, seus contatos e além disso as síndromes gripais.


Nossa população não deve entrar em pânico e não tão pouco se desesperar, pois nossas equipes estão de prontidão, monitorando e rastreando todos os possíveis contatos, para que se faça o bloqueio e o isolamento do possível infectado, fazendo com que o vírus desapareça. Sabemos das dificuldades de se enfrentar um ser invisível, mas com o conhecimento e a capacidade de nossas equipes, vamos vencer.


Infelizmente há pessoas que estão contaminadas, assim pedimos a compressão de todos nesse momento, pois essas pessoas com certeza não se contaminaram por que quiseram, mas sim também foram vítimas das circunstancias e nesse instante estão precisando da nossa compreensão e respeito, já estão sofrendo muito com a doença e lembrando ninguém está livre de se contaminar... podemos ser a próxima vítima e alguém pode querer apontar o dedo nos julgando e condenando...Portanto se você conhece alguém que positivou para a Covid19, em vez de criticar e disseminar ódio, faça o contrário, mande mensagens de conforto e otimismo para elas, com certeza isso sim vai ajudar muito a curar mais rápido essa doença.


Solicitamos a população que continue nos ajudando e respeitando as normas de segurança, pois não queremos chegar ao ponto de ter que determinar o fechamento de nossa economia para conter esse avanço deste vírus.


Estamos juntos nessa luta, contra o corona vírus!