Uso de máscaras por aluno em academias multadas podem ser revistos - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 13 de julho de 2020


Uso de máscaras por aluno em academias multadas podem ser revistos

Reunião na segunda-feira (22.06) definirá as duas situações; Campo Grande tem decreto que obriga equipamento individual há dois dias

Publicado em: 21/06/2020 às 07h27

Mayara Bueno

O prefeito de Campo Grande(MS), Marquinhos Trad (PSD), afirmou no sábado (20.06) que o decreto que exige uso de máscaras nas ruas será novamente revisto, principalmente no que se refere às multas previstas e a não obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção individual durante exercícios físicos em academias.

“No nosso decreto, é facultativo. O Ministério Público tem posição diferente, de que tem de ser obrigatório. Vou me reunir com todos eles, para evitar conflitos com outros poderes. Nesta segunda-feira, devemos ter algumas modificações”. Hoje, em academias, funcionários e instrutores precisam usar o equipamento, enquanto fica facultativo aos alunos.

A respeito de multas, previstas apenas a partir de julho, em caso de desrespeito, Marquinhos Trad afirmou que a penalidade pode ser descartada. “O que for decidido pela comissão nós vamos acatar. A minha preocupação é que as pessoas tenham consciência do uso da máscara”.

Decreto em vigor há dois dias

O decreto que obriga pessoas a usarem a proteção foi publicado na quinta-feira (18.06), com o início da validade na sexta-feira (19.06) – mesmo dia em que três alterações foram publicadas. Antes, a exigência não abrangia locais públicos, nem fazia menção sobre utilização por pessoas em veículos, além de flexibilizar a vestimenta do material em praças de alimentação, restaurantes e similares.

Portanto, o que é exigido hoje, já com as mudanças adotadas, é o uso de máscaras em ambientes públicos, fechados e abertos, e em veículos com mais pessoas – se for só o motorista, não há necessidade. Confira aqui todos os lugares e situações nas quais a utilização é exigida.

O Governo de MS também publicou decreto semelhante, que obriga o uso das máscaras em todas as 79 cidades de MS, mas, neste caso, a partir de segunda-feira (22.06).