Estudo diz que cerca de 40% dos estudantes da rede pública não têm computador - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 13 de julho de 2020


Estudo diz que cerca de 40% dos estudantes da rede pública não têm computador

Pesquisa também revelou dados sobre a conectividade dos alunos e a capacitação dos professores envolvidos no processo de ensino

Publicado em: 20/06/2020 às 05h27

Ultimo Segundo

Estudo apontou que 21% dos alunos da rede pública só acessa a internet pelo celular por não terem um computador em casa. Segundo dados da pesquisa TIC Educação 2019 , que foi divulgada nesta terça-feira (09.06), 39% dos estudantes da rede pública não têm computador ou tablet em suas casas. Na rede particular, essa quantidade cai para cerca de 9%.


Além disso, a pesquisa também revelou outros pontos relacionados à educação. Dentre eles, está o dado de que 21% dos alunos da rede pública acessam a internet apenas pelo celular; na rede particular, 3% dos alunos têm essa realidade. O estudo também mostra que o uso da internet apenas pelo celular é maior no Norte (26%) e Nordeste (25%).


O estudo revelou, ainda, que 79% dos professores disseram que a ausência de preparação para a aplicação de aulas no ambiente o online dificultou o trabalho em algum nível. Analisando dados das instituições de ensino, o levantamento mostrou também que apenas 14% das escolas públicas (das redes estadual e municipal) tinham uma plataforma virtual antes da pandemia de Covid-19.

O estudo, que divulgou dados do ano passado, expõe a realidade das escolas públicas em meio à pandemia e à necessidade da adoção do ensino remoto.