Colheita de milho da safrinha deve chegar a 8,2 milhões de toneladas - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 2 de julho de 2020


Colheita de milho da safrinha deve chegar a 8,2 milhões de toneladas

Colheita de milho da safrinha deve chegar a 8,2 milhões de toneladas

Publicado em: 17/06/2020 às 10h05

Portal de Ponta Porã

Redução na área plantada e problemas com escassez de chuvas são os principais fatores para o baixo o volume da colheita do milho prevista para este ano. A expectativa inicial de área plantada de milho para a safra 2019/2020 era de 1,97 milhão de hectares, mas hoje a área prevista é de 1,9 milhão de hectares, uma redução de 12,57%.

André Dobashi, presidente da Aprosoja atribui a redução de área, sobretudo, a redução da janela ideal para semeadura da cultura, em função do atraso do plantio da soja na safra anterior e o risco de climático indicado em janeiro de 2020, levando produtores a optar pelo plantio de outras culturas de inverno, como milheto, sorgo, feijão, pasto, trigo e até aveia.

Já quanto a produtividade, que na safra passada superou 90 sacas por hectares, este ano deve ficar em 72 sc/há, também consequência das intempéries climáticas. O volume a ser colhido nesse ano, portanto, deve ficar em 8,208 milhões de toneladas, redução de 32,48% em relação a safra passada.

Lembrando que o acompanhamento e as expectativas de safra são possíveis graças ao Projeto SIGA/MS, uma parceria do Famasul, Aprosoja e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.