CBF define protocolos para a volta do futebol nacional - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 2 de julho de 2020


CBF define protocolos para a volta do futebol nacional

CBF define protocolos para jogadores, dirigentes e juízes para a volta do futebol nacional

Publicado em: 06/06/2020 às 08h48

CBF

A CBF analisa, desde o mês passado, protocolo nacional de volta ao futebol, inspirado nas regras adotadas pela liga alemã e que prevê regras rígidas para o dia do jogo em estádio. O documento prevê credenciamento, em lista elaborada por médico de cada equipe, de no máximo 40 pessoas permitidas para o local de jogo - entre ônibus da delegação, uma van da rouparia e um veículo de passeio.


Será de responsabilidade dos clubes conferir o estado epidemiológico de cada um que chega ao estádio, "com ênfase na condição olfativa e aferição de temperatuta com termômetro de infravermelho", como diz um trecho do documento. O regulamento para os clubes trata também de cuidados no vestiário. Cada um deve usar máscaras (ou "face shield", aquela máscara com tampo de plástico na frente) e ficar o menor tempo possível dentro do vestiário - limite recomendado de 40 minutos.


Sobre a arbitragem, a CBF, que pretende fazer testes em todos profissionais envolvidos, quer o VAR em funcionamento em suas competições. A ferramenta foi aprovada no Conselho Técnico da Série A e conta com apoio particular do presidente Rogério Caboclo, defensor do sistema apesar dos custos envolvidos e de envolver maior número de pessoas dentro do estádio. Vai caber à Comissão de Arbitragem da CBF fazer o inquérito epidemiológico para credenciamento da equipe de arbitragem.