Lei sancionada pelo governador define 12 de novembro como Dia do Pantanal - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 25 de janeiro de 2021


Lei sancionada pelo governador define 12 de novembro como Dia do Pantanal

Data lembra morte do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo

Publicado em: 05/06/2020 às 07h52

Subsecretaria de Comunicação

O governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei nº 5.518, criada pela Assembleia Legislativa, instituindo, no âmbito de Mato Grosso do Sul, o Dia do Pantanal, a ser celebrado anualmente no dia 12 de novembro. A data já é comemorada nacionalmente desde 2008, por força de resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).


O 12 de novembro lembra a morte do professor e ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo, que, em protesto contra usinas hidrelétricas no Pantanal, ateou fogo ao próprio corpo durante ato no centro de Campo Grande, em 2005. O Dia do Pantanal passa a integrar o calendário anual de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.


A planície pantaneira, maior área alagável do mundo, se estende por mais de 200 mil quilômetros quadrados dos territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que detém a maior porção. O bioma cobre uma área mais extensa, cerca de 620 mil quilômetros quadrados, abrangendo também partes do Paraguai e da Bolívia, sendo considerado o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original, nesta área caberiam Islândia e Hungria juntas.