Faça um Tour virtual pelo cerrado que comemora Semana do Meio Ambiente - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 7 de julho de 2020


Faça um Tour virtual pelo cerrado que comemora Semana do Meio Ambiente

Em tempos de isolamento social, a Secretaria de Turismo do DF convida a conhecer - sem sair de casa - belezas naturais do cerrado por meio de um tour virtual

Publicado em: 30/05/2020 às 09h14

Correio Braziliense

Em tempos de isolamento social, a Secretaria de Turismo convida a uma aventura - sem sair de casa - pelas belezas naturais do cerrado. A pasta disponibilizada um tour virtual que compõe a Rota do Cerrado, do Brasília Tour Virtual.

Essa é ainda uma maneira de celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada de 1º a 5 de junho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU)para chamar a atenção da população para a importância da preservação dos recursos naturais.

Localizado no Planalto Central, em meio à vegetação nativa do cerrado, o Distrito Federal oferece tesouros ecológicos para a prática de ecoturismo, aventura e turismo rural.

O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma área de conservação situada a 10km do centro da cidade. Suas atrações mais populares são as piscinas de água cristalina formadas pelas nascentes e poços naturais que surgem às margens do Córrego Acampamento. O Parque também oferece trilhas de pequena e média dificuldade, uma aventura cheia de emoção para toda a família. A flora preservada e a rica fauna local são um espetáculo à parte.

Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo, Brasília tem uma forte vocação para o turismo rural, de aventura e ecoturismo, já que 70% do Distrito Federal é composto por áreas rurais. “E o Tour Virtual é uma ótima oportunidade para todos conhecerem um pouco das nossas belezas naturais para, quando tudo isso passar, poderem visitar pessoalmente”, afirma.

O Jardim Botânico de Brasília é outra opção para quem quer ter contato com a natureza. É predominantemente composto por vegetação do cerrado, em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas trilhas abertas à visitação pública. Por conta dessa característica, o JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado”. A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos.

O Lago Oeste é uma região do DF que encanta quem passa por lá. Localizada em Sobradinho, é considerada uma das áreas ecológicas da capital brasileira, detentora das mais belas paisagens. No Lago Oeste é possível encontrar hospedagem, gastronomia, espaço de eventos, turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura. Além disso, uma produção local de moda, arte, agrofloresta e de cogumelos e queijos, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis.

Cidades vizinhas

A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos de ecoturismo mais fascinantes do país. Reconhecido como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica a apenas 260km de Brasília. Entre as principais atrações da Chapada estão suas diversas cachoeiras, medindo até 120 metros de altura, trilhas, cânions, rios e mirantes.

O município de Alto Paraíso, do qual a histórica Vila de São Jorge faz parte, é o local mais procurado pelos turistas por oferecer diversos restaurantes, hotéis, pousadas e atrações culturais durante o ano inteiro. Vale a pena se programar para curtir os festivais de música, mostras de cinema e feiras gastronômicas que utilizam temperos e frutos do cerrado como ingrediente principal.

Acesse o site pelo link abaixo:

https://earth.google.com/web/data=MicKJQojCiExa3hOLUpCU04zQU9tQlhDelZLam1Mc01XUkpKbk9BekM6AwoBMA?authuser=0