Família infectada vai a velório e põe 40 pessoas isoladas em Porto Murtinho (MS) - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 7 de julho de 2020


Família infectada vai a velório e põe 40 pessoas isoladas em Porto Murtinho (MS)

Família de Guia Lopes da Laguna que testou positivo para o covid-19 participou de velório com 40 pessoas

Publicado em: 24/05/2020 às 06h36

Kerolin Araujo

Cerca de 40 moradores de Porto Murtinho, cidade distante a 431 quilômetros de Campo Grande, estão em isolamento após uma família de Guia Lopes da Laguna, que testou positivo para a covid-19, participar de velório no município. O caso ocorreu na sexta-feira a tarde (22.05).

As três pessoas, dois homens e uma mulher, passaram pela barreira sanitária, mas não apresentaram nenhum sintoma da doença. Porém, como a cidade de origem é a segunda com maior números de casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, a vigilância de Porto Murtinho entrou em contato com a de Guia Lopes da Laguna. Foi confirmado que um dos homens havia testado positivo para o vírus 19-nCoV.

À imprensa, o prefeito de Porto Murtinho, Derley Delevatti (PSDB), contou que assim que assim que a família foi identificada, agentes do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 foram até o local do velório. O outro homem e a mulher foram submetidos ao teste rápido e também foram diagnosticados com a doença.

''Pelo o que foi relatado, eles estavam de máscara, mas o contato com as outras pessoas foi muito próximo. Estava chovendo na cidade, então as pessoas acabaram se aglomerando ainda mais", contou o prefeito. Cerca de 40 pessoas que estavam no velório já foram colocadas em quarentena. ''Temos que prevenir e estamos muito apreensivos para o decorrer da semana", disse.

Segundo o prefeito, o morador de Guia Lopes da Laguna (MS) que já estava com a doença confirmada não assinou nenhum documento que o impedia de sair de casa. ''Aqui, em caso suspeito, a pessoa assina um termo que não pode sair. Como ele não tinha nada assinado, não tínhamos como tomar nenhuma medida legal contra ele", explicou. A família já retornou para a cidade de origem.

Porto Murtinho ainda não tem nenhum caso confirmado de covid-19. Em Guia Lopes da Laguna, o número de casos positivos para a doença da pandemia chegou ao número de 144 no sábado (23.05).

“Temos feito reuniões diárias sobre o foco de Covid-19 na região e vamos adotar, se necessário for, até medidas de força para obrigar a população a seguir medidas de Saúde”, afirmou Geraldo, citando a ida de pessoas com Covid “a velórios proibidos” em outras cidades.

“Não dá para ficar recebendo informações de que pessoas, mesmo positivadas, continuem a fazer o uso de um hábito muito comum na região, que é o uso do tereré. Não dá para ter informações que pessoas continuam a transitar como se nada acontecesse, e está acontecendo”, prosseguiu o secretário, apontando que a região de Guia Lopes poderá ultrapassar Campo Grande (MS) em número de casos (a Capital soma 238 confirmações de coronavírus), “e estamos falando de uma cidade com apenas 10 mil habitantes. A população da região é infinitamente menor que a da Capital e o número de casos, de fato, é preocupante”.

O secretário complementou informando que pretende discutir com as administrações municipais “medidas mais rigorosas que podem levar a um lockdown completo”. O plano deve ser apresentado ao Governo do Estado