Secretaria de Educação antecipa período de recesso escolar em Caarapó (MS) - Caarapó Online

Caarapó - MS, quarta-feira, 27 de maio de 2020


Secretaria de Educação antecipa período de recesso escolar em Caarapó (MS)

Educação antecipa recesso escolar em Caarapó

Publicado em: 05/05/2020 às 11h15

Dilermano Alves

Em razão da pandemia, que alterou a rotina da população do planeta, os municípios brasileiros estão sendo obrigados a adotar uma nova postura administrativa em todos os setores de atividade humana. A Covid-19, doença que tem como causa o vírus nCoV-19, está provocando um verdadeiro caos sanitário mundo.

Em Caarapó, as autoridades públicas, com respaldo nas orientações da ciência, estão adotando medidas para conter o avanço da Covid-19. Sem nenhum caso confirmado até terça-feira (05.05), o município age na prevenção como forma de conter a propagação da doença. Horário alternativo de funcionamento do comércio, indústria e estabelecimentos prestadores de serviços, uso de máscaras, distanciamento e isolamento social, além de outras orientações de autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS), compõem o rol de alternativas de contenção ao avanço do novo coronavírus.

A exemplo de municípios de todo o Estado, uma área afetada é a educação. Nesse setor, 4.536 estudantes de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino não assistem aulas presenciais desde 23 de março. O recesso escolar – que neste ano seria de 17 a 31 de julho – foi antecipado para o período de 4 a 18 de maio.

A suspensão das aulas presenciais não deixou os alunos sem atividades. As escolas municipais passaram a ofertar atividade pedagógica complementar, considerando os meios tecnológicos para envio de tarefas, tanto do professor, como da família. As atividades são planejadas, considerando as competências e habilidades previstas para cada ano escolar.

Nas escolas que não têm condições de ofertar a atividade pedagógica complementar por falta de recursos, difícil acesso ou em locais onde a população não dispõe de meios tecnológicos, a equipe gestora é responsável por organizar atividades impressas e a sua distribuição, a fim de garantir que os estudantes tenham seus direitos de aprendizagem assegurados.

Para auxiliar os gestores durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura publicou resoluções e manteve contato – por telefone, e-mail e aplicativo – com o objetivo de sanar as dúvidas e esclarecer os procedimentos para esse período.

Prefeito anuncia novas medidas de prevenção

O prefeito André Nezzi (PSDB), em entrevista, disse que baixará ato obrigando o uso de máscara para os clientes que adentrarem os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços do município. Conforme o dirigente, essa medida será obrigatória a partir da próxima segunda-feira (11.05). “Haverá uma fiscalização rígida, mas a regra deverá ser observada pelos estabelecimentos, que não deverão permitir a entrada de clientes sem o uso da máscara”, informou, acrescentando que “o infrator estará sujeito às penalidades previstas em lei, como multa e cassação do alvará de funcionamento”.

Por outro lado, já estão sendo adotadas medidas de prevenção devido as grandes filas que têm se formado nas proximidades da Caixa Econômica Federal, onde é grande a demanda de pessoas em busca do auxílio financeiro disponibilizado pelo governo federal. André Nezzi disse que se reuniu com o gerente da agência local da instituição, tendo já definido algumas medidas de prevenção, como a distribuição de máscaras para as pessoas da fila e a exigência de distanciamento entre as pessoas, conforme recomendação das autoridades sanitárias.